quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pedido

Pai dos deuses e tu Hermes meu patrono
esqueci-me de te pedir - e agora é tarde -
um dom sublime
e envergonhado como uma oração
de ter a pele lisa o cabelo espesso as pálpebras em amêndoa

sucede
que a minha vida inteira
não deixou vestígios
na caixa de recordações
da condessa Popescu
aquela onde se pode ver um pastor
que na orla de um carvalhal
faz sair da sua flauta
péolas de ar

a desordem reina lá dentro
um colchete
o velho relógio do pai
um anel sem a pedra
um binóculo da marinha
letras secas
uma inscrição dourada num copo
elogiando as águas de Marienbad
um pau de lacre
um lenço de cambraia branca
sinal de rendição da cidadela
um pouco de bolor
um pouco de bruma

Pai dos deuses e tu Hermes meu patrono
esqueci-me de te pedir
manhãs meios-dias noites fúteis sem importância
só um pouco de alma
só um pouco de consciência
uma cabeça leve

e um modo de andar dançante

de Zbigniew Herbert in «Escolhido pelas estrelas» versão Jorge de Sousa Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário